【Cartório】Cipó/BA | Cartorio Judicial

Dados do Cartório:

Telefone:

(0xx75) 3435-1223 R:16

E-mail:

allsantos@tj.ba.gov.br

Horário de Atendimento:

De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h.

Endereço:

Av. 07 de Setembro s/n - Fórum Ministro José Candido de Carvalho Filho

Bairro:

Centro

Cidade:

Cipó

Estado:

BA

CEP:

48450000

Nome Oficial:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Nome de Fantasia:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Area de abragência:

Municípios de Cipó e Ribeira do Amparo.

Atribuições:

Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

Data Instalação:

24/03/1918

CNPJ:

13.100.722/0001-60

CNS:

13.810-7

Nome do Titular:

Alfredo Luciano dos Santos

Nome Substituto:

Marivaldo Ferreira Cruz

Emita a 2ª via de Certidão online:

Os 10 Serviços mais procurados nos cartórios do Brasil


Os Cartórios realizam inúmeros serviços que são essenciais em diversos momentos das vidas dos cidadãos brasileiros.

Dentre os serviços prestados estão registro de nascimentos, óbitos, autenticação de documentos e até mesmo compra e venda de imóveis.

Existe uma estimativa de que uma pessoa física tenha que recorrer a um Cartório pelo menos 10 vezes durante a sua vida.

O serviço prestado por um Cartório é tão importante que ele só pode ser aberto por alguém que seja formado em direito ou que tenha completado 10 anos de exercício de função em um Cartório

Cada Cartório é responsável por um determinado tipo de serviço específico, é por isso que existem vários tipos de Tabelionatos diferentes.

Os Cartórios podem ser de:

  • Cartorio de Registro Civil;
  • Cartório de Notas;
  • Cartório de Registro de Imóveis;
  • Tabelionato de Protestos;
  • Cartorio de Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
  • Cartório de Registro de Títulos de Documento;
  • Tabelionatos e Ofício de Registro de Contratos Marítimos;
  • Cartório de Registro de Distribuição.


Para que você possa saber melhor qual Cartório deve procurar para realizar o serviço que você precisa, vamos fazer um breve resumo do que cada Cartório é responsável por fazer.

O Cartório de Registro Civil é responsável pelo registro de nascimento, óbitos, casamento e outros, assim como averbações, anotações e fornecimento de certidões desses atos.

Os registros de documentos gerais como contratos entre pessoas físicas ou jurídicas que têm por causa bens móveis, devem ser feitos no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Este Cartório também é responsável por fazer notificações extrajudiciais, como por exemplo as cobranças.

Os Cartorios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas são os responsáveis pelo registro dos Contratos Sociais, atos constitutivos e estatutos das empresas, sindicatos, associações, fundações e sociedades civis, religiosas, morais e científicas.

Compete aos Cartórios de Notas lavrar escrituras, testamentos, partilhas, autenticação de cópias e procurações, reconhecimento de assinaturas, entre outros.

O Cartório responsável por registrar os títulos de propriedade de imóveis e suas respectivas averbações é o de Registro de Imóveis.

O Cartório de Protestos de Títulos é o responsável por fazer o protesto de cheques, notas promissórias, duplicatas e de outros que sejam considerados dívidas.

Os Cartórios de Registros de Contratos Marinhos estão restritos a alguns Estados e tratam de ações relacionadas a transações de embarcações marítimas.

Por último, o Cartório de Distribuição é responsável pela distribuição equitativa de serviços cartoriais e atos complementares à função.

Agora que você já sabe a função de cada Cartório talvez esteja se perguntando onde encontrar o mais perto de você.

Qual o Cartório mais próximo de mim - Centro, Cipó/BA?


Dependendo da região em que você more, a busca por um Cartório mais próximo poderá ser feita rapidamente.

Sabendo qual serviço você procura realizar, basta fazer uma busca na internet e aparecerão os Cartórios da sua cidade.

Como encontrar o número do Cartório? (0xx75) 3435-1223 R:16


Com as ferramentas de busca que hoje temos acesso, ficou fácil encontrar muitas informações necessárias.

O telefone do Cartório com quem você deseja entrar em contato pode ser encontrado na internet e então basta ligar.

Alguns Cartórios também disponibilizam sites e e-mail para facilitar a comunicação com os clientes.

Os Cartórios estão abertos durante a Pandemia do COVID-19?
(Horrário de funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h.)


Talvez você esteja se perguntando se os Cartórios na sua região estão abertos hoje devido ao momento em que estamos vivendo no mundo.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considerou logo no início da Pandemia que os serviços prestados pelos Cartórios são considerados essenciais à população.

E por serem essenciais, os Cartórios estão funcionando. Alguns estavam trabalhando em regimes de plantão, mas eles estão abertos.

Para saber se o Cartório abre amanhã ou saber o horário de funcionamento dos Cartórios hoje, você pode utilizar a internet.

Existe Cartório Online?


A quantidade de empresas e serviços que começaram a funcionar de forma online vem crescendo a cada dia, e não poderia ser diferente com os Cartórios.

A maioria das primeiras vias ou primeiros registros, devem de fato serem realizados em Cartórios físicos, mas as suas segundas vias e algumas buscas podem ser realizadas através da internet.

A era digital trouxe esse conforto de solicitar um serviço tão essencial, como por exemplo emissão de Certidões, a distância de um clique.

Porém, é necessário que você tome cuidado com o Cartório Online que você vai escolher para não ter maiores problemas.

É por isso que nasceu o Sistema Federal, um Cartório Online que presta serviços de excelência no conforto da sua casa.

O que é Certidão de Cartório Expedida?


A Certidão de Publicação Expedida se trata do documento que informa as partes de um processo que já foi definido um prazo a ser cumprido em relação a uma determinada decisão processual.

Esta Certidão é emitida por um Cartório Judicial.

O Cartório Judicial é o lugar onde são guardados os livros, documentos e processos para uso de servidores da Justiça.

Qual o valor dos serviços em OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS?


A lei 10.169/2000 amparada pelo §2° do Artigo 236 da Constituição Federal determina que os preços dos serviços cartoriais sejam definidos por Leis Estaduais.

Isso significa, que cada Estado pode apresentar um valor diferente para determinado serviço.

Então se você deseja consultar o preço do serviço realizado na sua cidade, basta entrar em contato com o Cartório mais próximo.

1- Procuração em OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

A realização de uma procuração é um serviço muito comum em todo o Brasil.

Basicamente, uma Procuração se trata do documento onde uma pessoa confere poderes a uma outra para representá-la.

Ela pode apresentar vários tipos diferentes dependendo do que você deseja que uma outra pessoa realize em seu nome.

A procuração de plenos poderes é feita quando desejar passar a alguém poderes de representação plena, até mesmo em interesse judiciais.

Ela pode ser pública ou particular, o que vai diferenciar é o local onde será realizada. Quando for pública deverá ser realizada em Cartório de Notas.

Para realizar uma procuração particular será necessário redigir uma procuração e fazer o seu reconhecimento no Cartório.

Para comprovar a validade da sua procuração será necessário possuir uma Certidão de Procuração atualizada.

2- Registro de documentos em Cartorios em Centro, Cipó/BA


O registro de títulos e documentos é uma forma de garantir autenticidade, conservação, publicidade e segurança de um documento original.

Qualquer documento registrado tem uma segurança permanente.

Por isso, se você deseja registrar um contrato de compra e venda você pode se dirigir ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos e realizar este serviço.

3 - Reconhecimento de firma em Centro, Cipó/BA


Reconhecimento de firma se trata do procedimento de atestar a autoria de uma assinatura que consta em um documento.

Para abrir firma, uma pessoa deve ir presencialmente até um Cartório Notas portando seu RG e CPF original e assinar o documento na presença do funcionário do Cartório.

Esse procedimento é obrigatório no recibo de compra e venda de veículos, também conhecido como Documento Único de Transferência (DUT), na autorização para viagem ao exterior de menores de idade, entre outros.

4- Notificação Extrajudicial via Cartório em Centro, Cipó/BA


A notificação extrajudicial é um ato legal e oficial que tem como objetivo avisar alguém sobre determinado assunto jurídico ou conteúdo de um documento a alguém.

É um ato realizado fora da Justiça, feito por uma pessoa física ou jurídica com o intuito de notificar alguém

Uma pessoa interessada pode ir até um Cartório de Registro de Títulos e Documentos com um modelo de notificação extrajudicial e fazer o registro.

A notificação poderá ser enviada via correios até a pessoa a ser notificada. Está se trata de uma forma mais amigável de realizar uma cobrança.

5 - Casamento Civil no Cartório em Centro, Cipó/BA


Algumas pessoas no momento de se casarem têm o costume de pensar mais no vestido e preparativos de casamento do que de fato no que vai consumar a união.

O casamento se trata de dar um passo a mais para viver a dois. Fazem parte dessa união tanto direitos quanto deveres para ambas as partes.

O casamento civil é registrado no Cartório de Registro Civil com a apresentação de alguns documentos. Dentre eles estão:

  • Certidão de nascimento original atualizada;
  • CPF cópia e original;
  • Duas testemunhas com seus documentos de identificação original.

Para pessoas divorciadas será necessário apresentar além desses documentos:


As pessoas viúvas terão que apresentar:

  • Certidão de casamento com a anotação do óbito original;
  • Certidão de óbito do antigo cônjuge;
  • Em caso de ter inventário, apresentar a forma de partilha;
  • Na ausência de inventário, apresentar sentença negativa de inventário ou Escritura Pública de inventário negativo.

Em ambos os casos havendo o interesse de suprimir algum sobrenome, será necessário apresentar uma Certidão Negativa das Varas Criminais dos domicílios dos noivos.


6- União Estável no Cartório em Centro, Cipó/BA


A União Estável segundo o novo Código Civil se trata da relação de convivência duradoura entre duas pessoas e que tenha sido estabelecida com a finalidade de constituir família.

Alguns dos direitos das pessoas que vivem na União Estável são por exemplo direito a herança e declaração conjunta de imposto de renda.

A dissolução da União Estável também garante o direito à pensão alimentícia, separação de bens e divisão da guarda dos filhos.

A União Estável é feita em Cartório Civil e os documentos necessários a serem apresentados são RG e CPF originais.

Caso um dos cônjuges já tenha sido casado anteriormente, será cobrada a apresentação da Certidão de Casamento com a devida averbação de divórcio.

Diferentemente do casamento civil, não é necessária a presença de testemunhas para realizar o registo da União Estável.

Um modelo de contrato de União Estável pode ser usado para facilitar nas cláusulas e no regime de separação de bens que o casal tiver escolhido.

7- Divórcio no Cartório em Centro, Cipó/BA


Caso você não soubesse, é sim possível realizar um divórcio no Cartório de Notas. A Lei 11.441 de 4 de Janeiro de 2007 autoriza esse serviço.

Em busca de solucionar pendências jurídicas de maneira mais rápida e menos burocrática surgiu esta via extrajudicial.

Para que a separação possa ser realizada via Cartório é necessário que o casal atenda a alguns requisitos.

São eles que todos os termos da separação sejam consensuais, isto é, concordância com a decisão de se divorciar, com a partilha de bens, com o pagamento ou não de pensão alimentícia, entre outros.

O casal não pode ter filhos menores de 18 anos e deve apresentar de forma clara que não está sendo coagido ou pressionado a tomar esta decisão.

Para realizar este serviço, será necessária a presença de ao menos um advogado.

Os documento que você precisará para realizar este serviço serão:

  • RG e CPF, profissão e endereço dos cônjuges;
  • RG e CPF, profissão e endereço dos filhos maiores (se houver) certidão de casamento (se casados);
  • Carteira da OAB, estado civil e endereço do advogado;
  • Certidão de casamento (2ª via atualizada);
  • Escritura de pacto antenupcial(se houver);
  • Descrição dos bens (se houver) e documentação relativa aos bens;;
  • Comprovante de pagamento de eventuais impostos devidos em decorrência da partilha de bens.


8- Autenticação de Documentos em Centro, Cipó/BA


A pessoa interessada em autenticar algum documento deve procurar um Cartório de Notas.

Para realizar este serviço será necessário levar até o Tabelionato a via original do documento e solicita que sejam tiradas cópias autenticadas.

Tira-se então a xérox, daquele próprio documento, e atesta-se na cópia que ela é idêntica a via original apresentada no Cartório.

Este serviço é feito por um escrevente, funcionário do Cartório por realizar este e alguns outros serviços.

9- Inventário via Cartório em Centro, Cipó/BA


O inventário é o processo onde é feita a apuração dos bens, direitos e dívidas do falecido.

Este processo pode ser realizado por via judicial ou extrajudicial de maneira a facilitar e tornar menos burocrático o processo de inventário.

Para que uma pessoa possa realizar este serviço por via extrajudicial ela deve comparecer a um Cartório de Notas e cumprir os seguintes requisitos:

  • Todos os herdeiros maiores de idade;
  • Existir consenso entre a partilha de bens entre todos os herdeiros;
  • O falecido não pode ter deixado testamento, a menos que este esteja caduco ou tenha sido revogado;
  • Deve ter a presença de um advogado

Após a realização do inventário a transferência dos bens poderá ser feita para o nome dos herdeiros.

Para a transferências será necessário apresentar a Escritura do Inventário no Cartório de Registro de Imóveis, no Detran, no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial, nos bancos, entre outros.

10- Testamento via Cartório em Centro, Cipó/BA


O testamento se trata de uma ferramenta usada por uma pessoa para informar como deseja que seus bens sejam divididos após o seu falecimento.

O testamento público é realizado em um Cartório de Notas pela pessoa interessada.

Poderá ser utilizado um modelo de testamento e então ir até o Cartório acompanhado de duas testemunhas capazes e maiores de 18 anos que não herdeiros do interessado.

A pessoa tem o direito de fazer quantas alterações forem necessárias no seu testamento, pois ele só entrará em vigor após a sua morte.